segunda-feira, 3 de agosto de 2009

HISTORIA DO SHIATSU

HISTÓRIA DO SHIATSU

A cura com o emprego das mãos é objeto de estudos e mencionada nos mais antigos artigos do Oriente como: China, Japão, India, Egito, Mesopotâmia. Uma das maiores obras surgiu na ChinaO Nei-Ching (2650 a.C.)
A origem do Shiatsu remonta há mais de cinco mil anos aos sacerdotes taoistas, das montanhas da China, que praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditação para harmonizar a força vital (Ki em Japonês e Qi em chinês). Mais tarde, o conhecimento da medicina tradicional chinesa foi levado para o Japão sob várias formas de práticas (Acupunctura, Tui-na, Moxibustão), dando origem à Anma, entre outras terapias.

Origem do Shiatsu China: Tao-yinn ou YaYa (Do-In) Anmo ou Anma- Tuiná

Japão: Yawara - Kwatsu - Seitai (Te-A-Te-Anpuku) } Shiatsu tradicional.

No Japão, surge no século XII o Shiatsu, a partir da introdução da medicina chinesa Do- In e Anna e tuina..
Em 1925, foi criado no Japão o Instituto de Terapia Shiatsu, em Hokkaido, por Tokujiro Namikoshi, e em 1940 foi criado o Instituto Shiatsu no Japão, (posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão), na cidade de Otaiya.
Atualmente no Japão há dois métodos de Shiatsu, um desenvolvido por Tokujiro Masunaga (Shiatsu de Yokaia). O método Namikoshi caracteriza-se pela aplicação de pressão em determinados pontos de reflexo relacionados com o sistema nervoso central e autônomo. Já o método Masunaga se caracteriza pela utlização dos "canais de energia".
Entre os dois extremos há várias escolas japonesas de acupuntura que ensinam o shiatsu como pré-requisito para o estudo da acupuntura.
Hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, stress, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, alterações músculo-esqueléticas, bronquite,fadiga, etc..