segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SHIATSU - CONTRA-INDICAÇÕES

CONTRA-INDICAÇÕES :

Doenças infecto-contagiosas

Peritonite, apendicite, pancreatite, úlcera péptica, úlcera duodenal, hepatite, cirrose

Leucemia

Obstrução intestinal

Câncer

Afecções cutâneas (feridas, queimaduras, micoses)

Pacientes extremamente debilitados

Área abdominal e lombar de mulheres grávidas

Febre após cirurgia

Pacientes sob o efeito de álcool ou drogas

Após uma refeição pesada

Pressão alta

Epilepsia.

Para gravidez, não é recomendado que se aplique força demais nos ombros. Deve-se evitar os pontos IG 4 e BP 6, bem como os canais Yin (Baço, Rim e Fígado) abaixo dos joelhos.

Para quem sofre de epilepsia ou pressão alta, não se deve aplicar shiatsu na parte de cima da cabeça. Porém, o trabalho com os ombros, principalmente pernas e pés, é benéfico e seguro. Deve-se evitar encostar com muita força em pessoas idosas ou enfermas - principalmente se sofrerem de artrite ou osteoporose (ossos fracos); nesses casos é prudente que se conduza o tratamento em posição sentada.

A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares. Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se equilibrar essa dualidade e obter harmonia entre elas.

É uma técnica de massagem oriental que percorre os fluxos de energia no corpo(meridianos) utilizando dedo (Shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão.
Shiatsu é uma técnica tonificante que promove a harmonia da energia (chi) no corpo.