segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SHIATSU - INTENSIDADE DA PRESSÃO

NÍVEIS DA INTENSIDADE DA PRESSÃO

TOQUE: Levíssimo contato entre a pele e as mãos. O toque, que deve durar três segundos para cada ponto, pode ser usado em diagnósticos táteis destinados a determinar se uma certa parte do corpo está febril ou resfriada.

PRESSÃO MÍNIMA:O paciente deve sentir uma sensação tênue de pressão na pele. A aplicação dura três segundos para cada ponto. Quando é aplicada ao tecido conectivo existente entre a pele e os músculos, este tipo de pressão é usado para detectar asperezas, umidade e tensionamentos, e também para determinar o tônus da pele.

PRESSÃO LEVE: Um pouco mais forte do que a anterior, esta forma de pressão dura de três e cinco segundos para cada ponto. Penetra muito superficialmente pela pele, chegando na superfície dos músculos. Deste modo, ajuda a determinar a elasticidade e a flexibilidade musculares.

PRESSÃO FORTE: Progressivamente mais forte do que a anterior, esta forma de pressão dura três segundos para cada ponto, com um poder de penetração na pele maior e conseqüentemente chegando com mais intensidade nos músculos. Muito usada no tratamento das costas, das pernas e das solas dos pés.