segunda-feira, 3 de agosto de 2009

HISTORIA DO SHIATSU

HISTÓRIA DO SHIATSU

A cura com o emprego das mãos é objeto de estudos e mencionada nos mais antigos artigos do Oriente como: China, Japão, India, Egito, Mesopotâmia. Uma das maiores obras surgiu na ChinaO Nei-Ching (2650 a.C.)
A origem do Shiatsu remonta há mais de cinco mil anos aos sacerdotes taoistas, das montanhas da China, que praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditação para harmonizar a força vital (Ki em Japonês e Qi em chinês). Mais tarde, o conhecimento da medicina tradicional chinesa foi levado para o Japão sob várias formas de práticas (Acupunctura, Tui-na, Moxibustão), dando origem à Anma, entre outras terapias.

Origem do Shiatsu China: Tao-yinn ou YaYa (Do-In) Anmo ou Anma- Tuiná

Japão: Yawara - Kwatsu - Seitai (Te-A-Te-Anpuku) } Shiatsu tradicional.

No Japão, surge no século XII o Shiatsu, a partir da introdução da medicina chinesa Do- In e Anna e tuina..
Em 1925, foi criado no Japão o Instituto de Terapia Shiatsu, em Hokkaido, por Tokujiro Namikoshi, e em 1940 foi criado o Instituto Shiatsu no Japão, (posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão), na cidade de Otaiya.
Atualmente no Japão há dois métodos de Shiatsu, um desenvolvido por Tokujiro Masunaga (Shiatsu de Yokaia). O método Namikoshi caracteriza-se pela aplicação de pressão em determinados pontos de reflexo relacionados com o sistema nervoso central e autônomo. Já o método Masunaga se caracteriza pela utlização dos "canais de energia".
Entre os dois extremos há várias escolas japonesas de acupuntura que ensinam o shiatsu como pré-requisito para o estudo da acupuntura.
Hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, stress, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, alterações músculo-esqueléticas, bronquite,fadiga, etc..

SHIATSU NO OCIDENTE

SHIATSU NO OCIDENTE:

O Shiatsu foi conhecido no Estados Unidos e Europa na década de 70.

Na Europa o Shiatsu foi influenciado principalmente pelos métodos Namikishi e Masunaga, com contribuições da macrobiótica.

No Estados Unidos, por volta da década de 80, o Shiatsu foi classificado nos seguintes estilos:

Shiatsu de Acupressão: Utiliza os pontos de acupuntura (tsubos).

Shiatsu dos Cinco elementos: A teoria dos cinco elementos (Medicina Tradicional Chinesa).

Shiatsu Macrobiótico: Utiliza-se dos canais de acupuntura, técnicas dos pés descalços e um estilo de vida harmônico.

Shiatsu Nipônico: Método Namikoshi.

Zen Shiatsu: Método Masunaga.

SHIATSU - CONTRA-INDICAÇÕES

CONTRA-INDICAÇÕES :

Doenças infecto-contagiosas

Peritonite, apendicite, pancreatite, úlcera péptica, úlcera duodenal, hepatite, cirrose

Leucemia

Obstrução intestinal

Câncer

Afecções cutâneas (feridas, queimaduras, micoses)

Pacientes extremamente debilitados

Área abdominal e lombar de mulheres grávidas

Febre após cirurgia

Pacientes sob o efeito de álcool ou drogas

Após uma refeição pesada

Pressão alta

Epilepsia.

Para gravidez, não é recomendado que se aplique força demais nos ombros. Deve-se evitar os pontos IG 4 e BP 6, bem como os canais Yin (Baço, Rim e Fígado) abaixo dos joelhos.

Para quem sofre de epilepsia ou pressão alta, não se deve aplicar shiatsu na parte de cima da cabeça. Porém, o trabalho com os ombros, principalmente pernas e pés, é benéfico e seguro. Deve-se evitar encostar com muita força em pessoas idosas ou enfermas - principalmente se sofrerem de artrite ou osteoporose (ossos fracos); nesses casos é prudente que se conduza o tratamento em posição sentada.

A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares. Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se equilibrar essa dualidade e obter harmonia entre elas.

É uma técnica de massagem oriental que percorre os fluxos de energia no corpo(meridianos) utilizando dedo (Shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão.
Shiatsu é uma técnica tonificante que promove a harmonia da energia (chi) no corpo.

SHIATSU NAS COSTAS

SHIATSU NAS COSTAS

O aspecto mais importante do shiatsu nas costas é que estamos estimulando os nervos espinhais que enervam todos os orgãos internos. Cada Tsubo do Meridiano da Bexiga nas costas influencia diretamente o .fornecimento de Ki para outro meridiano. Os pontos na parte mais elevada influenciam os pulmões e coração; os Tsubos no meio das costas afetam os meridianos envolvidos com a digestão( o lado esquerdo relaciona- se com o estômago, e o lado direito com o figado e a vesicula biliar); a area lombar está conectada com os rins e intestinos, grosso e delgado; enquanto o sacro se conecta com a propria bexiga.

SHIATSU NOS QUADRIS

SHIATSU NOS QUADRIS

Os quadris são uma area complexa, por se constituirem no ponto de junção entre a principal massa do corpo e seus meios primários de sustentação e transporte, as pernas. O desequilibrio estrutural nos quadris frequentemente resulta da falta de coordenação entre as pernas e o eixo da coluna vertebral, quando uma perna é mais curta do que a outra, ou quando a coluna vertebral está desviada para um dos lados, o que causa dor lombar ou descomforto na area pelvica. Os impulsos básicos da raiva e da sexualidade tambem são oriundos dos quadris, porque a raiva envolve o reflexo de chutar e bater pés e a sexualidade pressupõe o movimento livre da pelve. A região lombar e as nádegas podem ficar tensas e doloridas, em decorrência da repressão prolongada desses instintos, ou apenas da vida desequilibrada. A aplicação de shiatsu nessa região pode ajudar muito no alivio da dor lombar ou ciatica, tensões, dor menstrual, cistite e todos os tipos de congestão ou dor na pelve. Esse é um procedimento extremamente calmante e relaxante, sobretudo para as mulheres, mais sensíveis à congestão pélvica do que os homens.

SHIATSU NOS OMBROS

SHIATSU NOS OMBROS

A tensão nos ombros é quase um problema universal. A parte superior está conectada ao Meridiano de Vesicula biliar, relacionando-se à tensão mental. Além de tratar a tensão, alivia resfriados e dores na cabeça, tosses e problema pulmonar. Os pontos inferiores afetam o coração e a circulação, ansiedade, angustia e insônia. As escápulas constituem a terceira área, que cruza o Meridiano do Intestino Delgado, relacionado com a digestão, função ovariana e com a função mental de clareza intuitiva.

SHIATSU NA CABEÇA E FACE

SHIATSU NA CABEÇA E FACE

Para muitas pessoeas, essa é a parte mais calmante e relaxante do tratamento. dentro de nossas cabeças acumulamos demasiada energia e tensão. O shiatsu aplicado nessa área remove qualquer obstrução e aumenta o aporte do Ki, liberando as tensões e embelezando o paceiro. A massagem nas orelhas beneficia a pessoa em seu todo. Os pontos no alto da cabeça aliviam as cefaléias e a congestão nasal. A massagem ao lado dos olhos acalma as dores na cabeça e os problemas sinusais; a sequência para a têmpora presta-se ao relaxamento geral, e a do nariz até a boca ajuda na congestão nasal e sinusal. Tambem libera a tensão emocional, revelada em torno da boca, e pode ter um efeito profundamente confortante.

SHIATSU NOS BRAÇOS E MÃOS

SHIATSU NOS BRAÇOS E MÃOS

É nos braços e mãos que estão localizados importantes meridianos, a seguir relacionados. O primeiro deles é o do coração..
O sistema oriental considera o coração como a casa do espirito, alem de sua função de controlar a circulação sanguinea.Qualquer coisa que tenha a ver com a consciencia, como perturbações mentais, memória fraca ou insônia, esta relacionada ao coração. Outro meridiano é o da Circulação e Sexo, que atua como um tipo de tampão, protegendo o coração do estresse emocional: onde esse meridiano está fraco, o coração esta vulneravel a um ataque. Alem da sua função fisica de digestão, o Meridiano do Intestino Delgado está envolvido com as funções psicológicas da discriminação e da atenção. O meridiano TriploAquecedor coordena e equilibra o metabolismo, atuando em três areas - superior, media e inferior do torso, que se corelacionam respectivamente com a circulação e respiração, digestão e eliminação. O Meridiano do Pulmão atua como receptor da energia (Ki) proveniente do ar. O Meridiano do Intestino Grosso ajuda na eliminação em geral do organismo, não só através dos iintestinos, como da pele e dos pulmões. Tambem pode ser útil na congestão nasal.

SHIATSU NO HARA

SHIATSU NO HARA

O Shiatsu aplicado ao Hara, ou estômago, também chamado Ampuku, trata e cura doenças. No Hara occorem todos os processos vitais dos sistemas de sustentação do corpo, e é onde pode ser contatada cada uma das funções dos meridianos. O Ampuku pode ser a experiência mais relaxante e confortante imaginável, beneficiando e equilibrando todas as funções fisicas, especialmente as relacionadas aos problemas abdominais e costas.

SHIATSU NAS PERNAS

SHIATSU NAS PERNAS

É nas pernas que se localiza o Meridiano do Figado, importante no tratamento de qualquer problema da parte inferior do abdomen, como hemorroidas, constipação e dores musculares, além datensão emocional, raiva, distúrbios histéricos e psicosomáticos. Também nas pernas estão os meridianos do Baço Pâncreas, envolvido com o processo digestivo, e do Estomago, que transforma os alimentos em energia Ki.

BENEFICIOS DO SHIATSU FACIAL

BENEFÍCIOS DO SHIATSU FACIAL

* Relaxamento e tonificação dos músculos da face
* Melhora da circulação sanguínea e oxigenação em toda a cabeça
* Alívio para o bruxismo e ATM
* Mais viço na pele
* Prevenção e tratamento para sinais e rugas na face, pescoço e colo
* Estimula a produção de colágeno e elastina
* Melhora nos sintomas da enxaqueca
* Melhora da visão
* Evita as sequelas na paralisia facial
* Alívio e tratamento para a sinusite
* Melhora a pele e o funcionamento geral do corpo

SHIATSU - OS 12 MERIDIANOS

OS 12 MERIDIANOS

Segundo a medicina oriental, a energia (ki) percorre o nosso corpo de cima a baixo e vice-versa, seguindo uma linha que se encontra dividida em 12 meridianos paressimetricamente colocados em cada lado do corpo. São uma dúzia de áreas que, apesar de terem sido baptizadas com o nome do órgão que nela se encontra, possui características orgânicas, mas também psicológicas ou emocionais e que não estão relacionados exclusivamente com esse órgão. Se, por exemplo, o terapeuta lhe disser que o seu meridiano do coração necessita de tratamento, não quer dizer que o órgão-coração está doente, mas antes que precisa de apoio emocional. Existem ainda dois meridianos ímpares, duas artérias que percorrem o eixo do corpoo vaso-anti-concepção (na parte anterior do corpo) e o vaso-governador (na parte posterior do corpo).

1. Pulmões
2. Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
3. Coração
4. Intestino Delgado
5. Triplo-Aquecedor
6. Intestino Grosso e Fino
7. Baço-Pâncreas
8. Fígado
9. Rins
10. Bexiga
11. Vesícula Biliar
12. Estômago


MERIDIANOS EXTRAS

Meridiano do Vaso da Concepção
Meridiano do Vaso Governador

SHIATSU - PRINCIPAIS TIPOS DE APLICAÇÃO

PRINCIPAIS TIPOS DE APLICAÇÃO DA PRESSÃO ...

Uso das mãos e dedos:

Pressão com um só polegar... Usada no tratamento das regiões cervicais anteriores direita e esquerda, das costas, dos pontos de Namikoshi, dos braços, das palmas das mãos, das pernas e das solas dos pés.

Pressão com dois polegares... Usada no tratamento das costas, das pernas, e das solas dos pés.

Pressão com polegares sobrepostos... Usada quando for desejável uma pressão forte, no tratamento das costas, das pernas e das solas dos pés.

Pressão com polegar indicador em oposição... Usada no tratamento dos dedos, artelhos e tendões de Aquiles.

Pressão tênar... Usada no tratamento do rosto e da região inguinal.

Pressão com dedos indicador e médios sobrepostos... Usada no tratamento dos lados do nariz e do rosto.

Pressão com dedos médios sobrepostos... Usada no tratamento da medula oblonga.

Pressão padrão... A pressão estável aplicada perpendicularmente à superfície do corpo é o método mais freqüentemente empregado. Cada aplicação dura de três a cinco segundos.

Pressão vibratória... São características deste tipo de pressão a sensação agradável que provoca e a profundidade que atinge seus efeitos.

Pressão com estímulo palmar... Usada principalmente no abdômen ou na coluna vertebral para estimular os nervos espinhais.

SHIATSU - INTENSIDADE DA PRESSÃO

NÍVEIS DA INTENSIDADE DA PRESSÃO

TOQUE: Levíssimo contato entre a pele e as mãos. O toque, que deve durar três segundos para cada ponto, pode ser usado em diagnósticos táteis destinados a determinar se uma certa parte do corpo está febril ou resfriada.

PRESSÃO MÍNIMA:O paciente deve sentir uma sensação tênue de pressão na pele. A aplicação dura três segundos para cada ponto. Quando é aplicada ao tecido conectivo existente entre a pele e os músculos, este tipo de pressão é usado para detectar asperezas, umidade e tensionamentos, e também para determinar o tônus da pele.

PRESSÃO LEVE: Um pouco mais forte do que a anterior, esta forma de pressão dura de três e cinco segundos para cada ponto. Penetra muito superficialmente pela pele, chegando na superfície dos músculos. Deste modo, ajuda a determinar a elasticidade e a flexibilidade musculares.

PRESSÃO FORTE: Progressivamente mais forte do que a anterior, esta forma de pressão dura três segundos para cada ponto, com um poder de penetração na pele maior e conseqüentemente chegando com mais intensidade nos músculos. Muito usada no tratamento das costas, das pernas e das solas dos pés.